Bom Carnaval MMXX
Rodriguinhos do Rodrigo, 25.02.20
Ó meus amigos, nada melhor que um almoço de Carnaval com bastante fumeiro à mistura e orelheira e focinho de porco e a rainha dos acompanhamentos que foi Batata da Galafura!!! tudo bem regado com um bom Verde, para inspirar!
E é neste espírito de perdição da gula que escrevo, antes que me assole aquela nostalgia misturada com dramatismo e melancolia que o excesso de alcool provoca na derradeira fase da sua absorção!!!!
Sempre gostei do Carnaval, porque sou filho único, fui o boneco experimental carnavalesco dos meus pais durante os primeiros anos, e isso depois reflectiu-se e reflecte-se até aos dias de hoje! Lembro-me de a minha primeira fantasia ser de Chinês, e depois fui um Príncipe, (mas não era daqueles fatos maltrapilhos sintéticos de origem duvidosa....eram fatos à maneira!!!) e depois veio um Diabo, e um Cozinheiro, e um Diplomata que me fez ganhar o 1º prémio na escola, e veio um Dorminhoco também! Hoje com 3 filhotes tento passar para eles essa mesma alegria, embora a minha mulher seja avessa ao espírito... e lá tenho eu de entrar com a teoria de que foi uma daquelas meninas ( todos nós tivemos esses amigos) que não ia fantasiada porque para os pais era um desperdício e tinha de arranjar à força uma desculpa interna que a blindasse de se sentir á margem de todos os colegas que se fantasiavam! E isto mais tarde resulta num verdadeiro trauma, que se manifesta na forma de "Não gostar do Carnaval"!
discordem se quiserem, mas é o que o adamado me está a fazer escrever, e por tal vale o que vale, mas é um pensamento livre que sempre me serviu como desculpa para a maioria das pessoas que não entram no espírito!
Quem me conhece sabe que folia é comigo, e talvez por isso em 2017 fui Rei do Carnaval nas Termas de S. Vicente- O MELHOR DO MUNDO , terra do meu PAI, um sonho que nunca julguei ser real, quando me dispus a "fabricar" um lobo mau que já comeu a avozinha!!!! Sempre fui muito inventivo na maneira de vestir as minhas filhotas para esta época, e faço questão de dar largas à imaginação e sou adepto do "faça você mesmo" e com isso passar-lhes este espírito criativo, de durante 3 dias sermos super heróis ou princesas ou seja lá o que nos apetecer...faz bem fantasiar, iludir, criar...faz bem uma pele sobre a nossa pele de quando em vez...ou revelar a nossa própria pele, who knows?! Aproveitem... não reprimam, não censurem esta tradição pagã!
Um abraço especial a todos os meus companheiros de escola que me marcaram com as suas fatiotas nos anos 80, e que até hoje perduram na minha lembradura... a Liliana com a Bruxa, o Nuno com o Soldadinho de Chumbo, a Irís com a Sereia, o Escocês do Hugo, a cigana da Cátia, o mosqueteiro do Pedro... todos nós nos lembramos daquele colega em determinado ano, que foi o alvo da nossa cobiça carnavalesca!!
E eu que com 7 anos tive a lata ( bullying à parte) com total apoio dos pais de ir de bailarina!!!! - e esta hein?!?
Deixem emergir os egos, os alter-egos, as fantasias de cada um, porque afinal o Carnaval são 3 dias e amanhã já é dia de jejum!!!!
P.S. qualquer erro ou miscelânia indevida de pensamentos deve-se ao vinho meus caros... a culpa é sempre do vinho!